na bolívia, ano passado…

Em 2006 participei de um curso em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, pela Fundación Nuevo Periodismo Ibero-Americano com o fotógrafo Stephen Ferry, norte-americano e com trabalho desenvolvido sobre a América Latina.
O vírus da raiva estava contaminando em grande número a população do país e foi o tema que escolhi para fotografar. Descobri que o desmatamento naquela área seria um dos prováveis causadores da chegada do vírus na cidade.
Esta foto é de uma menina e sua irmã e um de seus cães, brincando num final de tarde em casa.
Existem muitos cães nas ruas, principalmente na periferia. Crianças e adultos sofrem e choram quando a carrocinha (la garrada) passa e captura os cachorros que estão fora de casa, mas que muitas vezes têm dono. A regra é pegá-los e não deixá-los soltos, pois dessa forma não se tornam suspeitos de portar o vírus.
Quando cheguei em Santa Cruz, um menino estava internado com suspeita do vírus. Uma semana depois ele faleceu. Uma pessoa que contrai a raiva, não consegue suportar a luz e os ruídos, por mais baixos que sejam e não consegue sobreviver na imensa e quase total maioria dos casos.
Aqui no Brasil, existem relatos de casos também em algumas áreas de desmatamento.

Anúncios
Esse post foi publicado em américa latina, bolívia, FNPI, raiva humana, santa cruz de la sierra, stephen ferry, vírus. Bookmark o link permanente.

2 respostas para na bolívia, ano passado…

  1. sarina disse:

    Luuuuuuuuuuuuuu!!! Adorei! Ótima idéia pra divulgar seu trabalho que é tão bonito mas que nem sempre temos a oportunidade de apreciar. Parabéns!!! Vida longa pro seu blog! Beijos e cheiros!Ah, vale umas postagens corujas tb, tá? Doida pra ver uma foto atual de Pedrinho.hihihi

  2. sarina disse:

    Esqueci de dizer: maravilhoso o nome!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s