mostra 2000 e dado galdieri

Ainda pesquisando em casa meus livros achei a Retrospectiva 2000, oraganizada pela Arfoc – SP (Associação de Repórteres Fotográficos – SP) com um prefácio muito inteligente e glorioso do mestre jornalista Ricardo Kotscho.

Ele abre brincando assim… “Por um desses azares do destino, nestes meus 36, quase 37 anos de estrada ganhando a vida como repórter, fui obrigado a conviver mais com fotógrafos do que com minha mulher”… “Aliás são tipos humanos muito parecidos. Prestam atenção nos mínimos detalhes, demoram para se arrumar, carregam um monte de tralhas e me enchem muito o saco, mas não consigo viver sem eles, nem sem ela”. E continua com elogios ao ser fotógrafo… “Tem que ir lá. Indo lá, onde as coisas acontecem, traz essas imagens fantásticas da nossa realidade – o drama e a alegria da infância e da velhice, os artistas esquecidos e as putas da hora, as glórias e as derrotas de heróis e canalhas, a violência e a beleza, a luta, a denúnica, a memória”.

Enfim… Palavras do sábio…

E neste conjunto de fotos encontrei Dado Galdieri, grande fotógrafo. Conheço – ignorantemente – pouco de seu trabalho e todo mundo me fala dele… Meus amigos hermanos conhecem muito as fotos de Dado. Esta semana um fotógrafo estadunidense que cobre a Colômbia me perguntou assim? Você conhece pessoalmente Dado Galdieri? Respondi que não.

Ele mora na Bolívia e é fotógrafo da Agência AP e tem um vasto trabalho sobre aquela região, além de tantas outras coisas.

Esta primeira foto que encontrei na Fotoretrospectiva foi feita por ele numa cerimônia budista de purificação da cidade de SP. A segunda, logo abaixo, faz parte de seu portifólio sobre a Bolívia. Excelente trabalho! Estou encontrando várias maravilhas produzidas por Dado… Aguardem que vêm mais!

Anúncios
Esse post foi publicado em bolívia, dado galdieri, foto retrospectiva 2000, ricardo kotscho. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s