alexander rodchenko, o mito!!!

O construtivismo russo colaborou para uma estética inovadora na fotografia mundial. Alexander Rodchenko, artista plástico, escultor, fotógrafo e designer gráfico – um gênio da fotografia – era um de seus grandes expoentes. Em meados da década de 1920, foi grande participante do grupo de Dziga Vertov, criador do “O Homem e a Câmera” – cineasta que estudava e praticava as relações entre olho/câmera/realidade/montagem na Rússia.

A intenção desta quase “religião” soviética era ver as coisas como se fosse com os olhos de um bebê, ou seja, como se fosse a primeira vez que estivesse olhando o mundo! Era a base a grosso modo da Teoria do Estranhamento criada e defendida por Chklóvski que em 1917 publica o ensaio “A Arte como Procedimento”. Nela se aplica a ação de estranhar o objeto representado, levando o receptor a buscar novas percepções, não deixando a rotina, o habitual, o já conhecido cercear o que poderia vir de inovador, criativo… Esta teoria vale salientar, não se aplicava somente à fotografia.
Algo que deve ser divulgado é que Alexander Rodchenko em sua biografia é descrito como o primeiro fotógrafo soviético a usar uma Leica. Ele imaginava ângulos inusitados para a época, fotografava muito sua esposa Stepanova, que também era artista gráfica. Na foto, Stepanova com uma Leica no colo… E a aplicação da Teoria do Estranhamento… Ah! Aproveitem e visitem o link da Moscow House of Photography que adicionei…

Anúncios
Esse post foi publicado em alexander rodchenko, contrutivismo russo, dziga vertov, leica, moscow house of photography, o homem e a câmera, rússia, stepanova, teoria do estranhamento. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s