dali e philippe halsman

O fotógrafo dos pulinhos – que fazia qualquer celebridade pular para sua câmera – foi um dos mais originais e inventivos fotógrafos de retratos dos últimos tempos… Antes de clicar suas idéias, Philippe Halsman estudou engenharia elétrica. Fez muitos trabalhos na década de 1940 para a Revista Life. Sua série Jump Pictures foi sempre considerada um marco na fotografia. Principalmente por esta foto conhecida de Salvador Dali, o mestre do surrealismo. Vale salientar que Halsman documentou Dali por cerca de 30 anos.

Nesta foto o que é mais impressionante é que para executá-la foram necessários quatro assistentes. Um segurando e arremessando dois gatos e outro com um gato só, a mulher de Halsman segurando a cadeira em primeiro plano à esquerda e outro assistente com um balde de água. Todos tinham que fazer tudo sincronizadamente, água, gatos e pulos. Foram várias tomadas, enxugadas no chão, pulos de Dali e arremessos dos gatos para conseguir a composição que Halsman queria. Depois de horas de estúdio, os gatos estavam em bem melhores condições que os humanos. Sociedades protetoras dos animais acusaram Halsman e Dali de crueldade com os gatos e eles mostraram os gatos dormindo em almofadas de veludo sendo alimentados com sardinhas portuguesas.

Esta foto – “Dali Atomicus”, de 1948 – sempre me deixou de queixo caído!! 26 arremessos!! E me causa espanto a disposição dos objetos e expressões na foto!! Sempre impressionante de ver!!

Anúncios
Esse post foi publicado em jump pictures, philippe halsman, salvador dali, surrealismo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s