luciano carneiro no pirelli-masp

Ontem foi a sempre esperada exposição da coleção Pirelli-Masp aqui em São Paulo. E puxa vida, foi bom ver gente respirando fotografia, colecionadores, fotojornalistas, profissionais da área de conservação de imagem, curiosos, enfim, tinha um povo para tudo o que é gosto.
O que me impressionou, que eu não conhecia, foi o trabalho de Luciano Carneiro. Um cearense que foi se meter lá pelos anos 50 na Ásia!!!!!!! Foi fotografar para a Revista O Cruzeiro e trouxe uma das fotos mais curiosas da Coleção… Mulheres orientais mergulhando num rio ou mar (não confirmei) com seios de fora!!! E o título da matéria: “Deusas da água”. São fotos ainda a serem conservadas e tratadas, avisam em texto os curadores da Pirelli… Mas que tinham que ser expostas!! Por isso, o cuidado meticuloso na concepção da mostra do trabalho de Luciano.

Mas hoje pesquisando por aqui na internet (veja link) li no Memória Viva sobre a Revista O Cruzeiro qual foi a última foto realizada por Luciano. Esta aí abaixo “O primeiro Baile de Debutantes em Brasília”. Abaixo um trecho do que conta o Memória Viva sobre o acidente de avião que matou em 1960 este talentoso fotógrafo.

Terminada a cobertura e empenhado em passar o Natal com a família, tomou o avião de regresso ao Rio na têrça-feira, dia 22. A um minuto do aeroporto do Galeão, houve o choque do “Viscount” da VASP (em que viajava) pelo “Focker” da FAB. Luciano Carneiro e os demais trinta-e-um ocupantes do aparelho comercial pereceram. No meio dos destroços, foram encontradas, depois, suas duas máquinas fotográficas e a maleta de material. Tudo quebrado e os filmes expostos à luz. Teòricamente, aquêles negativos já não conteriam imagens. Entretanto, a Revista entrou em contato com as autoridades e mobilizou até o Ministro da Justiça, para que a Polícia liberasse, imediatamente, o material recolhido. Isto foi conseguido. Encaminhados os filmes ao laboratório, com surprêsa se verificou que não estava perdido o derradeiro trabalho do repórter. Ainda com marcas provocadas pelo desastre, as fotos colhidas por Luciano Carneiro ali estavam, mostrando o desfile das debutantes. Quis o destino, por um caprichoso jôgo de espelhos, que êle também figurasse numa das fotos, como se pode ver no flagrante que domina estas duas páginas.

Anúncios
Esse post foi publicado em baile debutantes, brasília, luciano carneiro, pirelli-masp. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s