acervo fotográfico

Sabe-se que o Centro Português de Fotografia, é uma referência no que diz respeito a patrimônio e memória fotográfica em Lisboa. Agora eles lançam um Guia de Fundos e Coleções Fotográficas 2007. O Ministério da Cultura daquele país tem mudado a atuação da entidade e essa publicação marca o início dessas transformações. Objetivando a “promoção do acesso público aos arquivos de fotografia do CPF”, a intenção é investir na preservação e digitalização dos arquivos fotográficos a fim de disponibilizá-los ao público também on line. Cerca de 15000 imagens serão democraticamente visualizados na internet!!!
Um exemplo para todos os acervos fotográficos e para a preservação de memória…
……………
Muitos fotógrafos que não são tão abilidosos com seu acervo e na verdade têm tudo desorganizadamente organizado sofrem muitas vezes para achar uma imagem para ampliá-la e para enviar para concursos, exposições, prêmios e afins… Padecem na busca pelo seu próprio material… E percebem quando possuem o suporte de película (cromo, negativo) que este material pode se acabar facilmente em fungos e mofo muitas vezes se não há um lugar saudavelmente guardado para mantê-lo.
Algumas pessoas têm se empenhado nesta área de gerenciamento do arquivo alheio e isso tem sido muito bom para muitos profissionais da fotografia… Giselle Rocha e Ana Panisset, técnicas na Fundação Bienal de São Paulo, são atualmente boas referências nesta área. Organizar um acervo, não é fácil e barato. Higenização, armazenamento e banco de dados são processos bem demorados e dependendo do aquivo fotográfico demora anos para ser finalizado. Elas têm trabalhado em acervos privados, em que fotógrafos lhes entregam todo seu acervo para ser bem organizado e posto em ordem (de limpeza, de armazenamento e de arquivamento digital em banco de dados, além da possibilidade de digitalização)!!
Algumas empresas como Embraer tem uma equipe específica para fazer este tipo de acondicionamento e organização para poder disponibilizar on line suas fotos.
………………….
Um mestre na conservação fotográfica é o Luis Pavão – vide “Conservação de Colecções de Fotografia” onde ele traz além de um pequeno histórico da fotografia um verdadeiro guia de material de higienização, lugares onde comprar material, formas de acondicionamento, etc… Hoje ele é uma empresa e uma referência mundial nesta área.

Anúncios
Esse post foi publicado em ana panisset, conservação fotográfica, giselle rocha, guia de colecções fotográficos 07, luis pavão. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s