franz boas e a fotografia

Tive a possiblidade de ser aluna especial (este nome não nos faz exatamente especiais, mas tudo bem…) em duas disciplinas: uma na Unicamp em Antropologia Visual e outra na USP em Antropologia Cultural. Não finalizei a segunda, mas o pouco que vi do alemão Franz Boas – o pai da antropologia cultural e um dos principais precursores da antropologia visual no Brasil – me fez apaixonar por ele… Uma, por ele bater de frente com os “inabaláveis gênios” da Antropologia e outra por ele visualizar a fotografia não como um adendo, mas como um verdadeiro documento muitas vezes não considerada como tal por historiadores e cientistas sociais… “A fotografia é tomada como ampliação do olhar do pesquisador”, já dizia Franz Boas…

Franz Boas teve como maior discípulo o cientista social pernambucano Gilberto Freyre também adepto do mesmo tipo de pensamento.

A etnofotografia – vide tese dos pesquisadores Paulo César Boni e Bruna Maria Moreschi da Universidade Estadual de Londrina, “Fotoetnografia: a importância da fotografia para o resgate etnográfico” – aborda entre outras pertinentes informações, alguns fotógrafos contemporâneos brasileiros ligados a esta área da etnografia. Rosa Gauditano, Milton Guran, Cláudia Andujar, Emídio Luisi
Nesta foto Franz Boas representa a dança do espírito canibal, parte de uma cerimônia da sociedade secreta Hamatsa, dos índios Kwakiutl (Vancouver, Canadá)… A foto foi tirada para servir de modelo ao escultor de um diorama em tamanho natural, exibido no United States National Museum em 1895. Sua forte influência quando administrou o Museu de História Natural dos Estados Unidos foi de suma importância para a antropologia na américa latina e para o conceito de raça, tanto debatido por ele…

Anúncios
Esse post foi publicado em antropologia cultural, antropologia visual, cláudia andujar, emidio luisi, etnofotografia, franz boas, gilberto freire, milton guran, museu de história natural dos estados unidos, rosa galditano. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s