bill nichols, o documentarista

Klécius Henrique amigo natalense que mora em Brasília me avisou com um fervor enorme… “Dias 12 e 13 não perca a palestra de Bill Nichols no Centro Cultural Britânico de SP!! Se eu estivesse em São Paulo com certeza iria vê-lo… Ele é muito bom!!”

Fui ver o camarada que eu só conhecia de nome pelo seu livro “Introdução ao Documentário”… Infelizmente não tinha sabido dele antes mais profundamente… Muito bom! Uma palestra com um cineasta extremamente simpático, com discussões sobre montagem, ética, abordando bons documentaristas e seus estilos diferentes de trabalho e excelente para fazer pensar em várias coisas.
Hoje continua a palestra de ontem e com certeza vale ver. Ele discutiu um pouco sobre questões éticas e técnicas do O Homem e a Câmera, O Fim e o Princípio, Berlin – Sinfonia de uma Metrópole, dentre outros e se centrou no antes e no depois dos anos de 1960 quando os documentários, segundo ele, “aprendem a falar”.
E apresentou um filmaker que público pouco conhecia. Muitíssimo interessante mesmo!! Peter Forgacs… Achei umas pesquisas sobre o moço… Fui atrás e encontrei um documentário dele sobre a Miss Universo de 1929 (!!!!) e mais alguns outros e um pequeno histórico sobre o seu trabalho. Muito bom, muito e muito!!
Hoje a palestra será sobre a “reconstituição no documentário: recriando o passado.”
Quem não viu, vá ver Bill!
O Centro Cultural Britânico fica na Rua Ferreira de Araújo, 741, em Pinheiros. A palestra começa às 20h30.
Anúncios
Esse post foi publicado em bill nichols, centro cultural britânico, introdução ao documentário, peter forgacs. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s