…e o prêmio esso de fotografia vai para……arnaldo carvalho!!!

Um prêmio ganho é um prêmio para vida toda né?? E este que Arnaldo Carvalho recebeu pela foto do trabalho realizado ano passado pela equipe do Jornal do Commercio de Pernambuco, que percorreu os 9 estados do Nordeste traçando o caminho da Fome é mais do que merecido mesmo. E é o famoso, almejado, bom e reconhecido Prêmio Esso. No último dia 08, Arnaldo protagonizou literalmente a Vitória do Prêmio, já que a personagem principal da foto, se chama Ana Vitória que havia ficado cega dos dois olhos por inanição e desnutrição. Triste é saber que depois de mais de 60 anos de publicação do compêndio Geografia da Fome, pelo geógrafo e médico, Josúé de Castro, o episódio da fome continua gravemente alarmando crianças e famílias, principalmente no interior do Nordeste. Uma denúncia, comovente demais… E não é como dizem alguns editores e fotógrafos por aí pelo mundo de meu Deus, “mais uma foto de pobre passando fome, com nariz escorrendo e olho remelento“. É a fome em uma das suas piores consequências denunciada em uma imagem que não precisa de muito mais do que se apresenta para nos fazer pensar!!!! E é um fotógrafo mirando uma menina que não pode mais enxergar… Dor ao dobro!!! Ao triplo!!
Este tipo de prêmio é que vale o exercício da profissão de fotojornalista. Acompanhem a evolução positiva, de Ana Vitória, apesar de outros problemas que surgiram com ela em decorrência da cegueira, publicada pelo blog Pictura Pixel. Pois, parabéns Arnaldo e ao Jornal do Commercio que levou também o Prêmio Maior Esso de Jornalismo 2009, e o de Criação Gráfica – Jornal. E congratulações não somente pelo ganho, mas pelo poder de denúncia escancarada e latente neste trabalho tão necessário de ser veiculado, premiado e levado a sério como marco para outros tantos que venham colaborar para a informação e a melhoria de uma sociedade sedenta de bons atos e de olhares mais atentos ao que acontece com quem, você mesmo fala, Arnaldo, “é invisível aos olhos e à alma do país”.
E a vaidade por ganhar um prêmio deste porte, é jogada no lixo!! Ainda bem!! Oxalá todos pensassem que um prêmio, não serve somente para por dinheiro no bolso e ganhar a tida “fama”… E Arnaldo pensa melhor!! Colaborar para mudanças é ainda o melhor prêmio. E não sou católica! Marxista, talvez!! Parabéns, Arnaldo!! Virão outros prêmios e colaborações suas ao fotojornalismo, a melhoria dele e das questões sociais!! Tomara que sempre!! Boa sorte!
Anúncios
Esse post foi publicado em ana vitória, arnaldo carvalho. jarbas jr, fome, jornal do commercio, pictura pixel, prêmio esso. Bookmark o link permanente.

4 respostas para …e o prêmio esso de fotografia vai para……arnaldo carvalho!!!

  1. Oi Lu,assino embaixo o que vc escreveu.O Arnaldo é um gde cara e um super fotógrafo.Prêmio mais do que merecido!Estou comemorando também.Bjo.

  2. Arnaldo disse:

    Valeu Lu pelo post e a Versiani pelo elogio…. estamos todos contentes aqui no JC. Um Esso é bom, dois é ótimo, três é demais. O JC mostrou que no que depender dos seus profissionais, jornal impresso ainda vai render muito. Vida longa ao fotojornalismo.P.S. O verdadeiro premio foi ter realizado esta pauta e ter ajudado a melhorar a vida destas pessoas que encontramos pelo caminho. Foi doloroso mas necessário, para mostrar que no país do Fome Zero ainda tem muita gente passando fome. O presidente Lula ao assumir o governo no primeiro mandato disse que não conseguiria dormir direito enquanto todos não tivessem um prato de comida em cada refeição, as coisas melhoraram mas ainda se está muito longe de erradicar este mal.O Esso é bom, mas ajudar as pessoas com o nosso trabalho não tem preço.

  3. Parabéns mesmo, Lu! Que legal ver esse post, parabéns mil para todos.E não só pelo Prêmio, pela qualidade do trabalho desenvolvido, mas também pelo discurso que o Arnaldo fez ao receber a premiação. Pra quem teve a sorte de ouvir, para além da necessária denúncia e cobrança de promessas políticas, do comprometimento, a fala do Arnaldo parou o tempo no Copacabana Palace, nos fez esquecer o Esso, e visitar os salões da nossa própria humanidade. Algo para se dar muitos parabéns mais.Bravo pra você Arnaldo!E um grande silêncio para reflexão dos fotógrafos e editores que continuam não percebendo, ou não acreditando, no poder de transformação da fotografia para o desenvolvimento humano e social.

  4. Arnaldo disse:

    Poxa Tatiana, tu tava lá foi?Oxe, queria te conhecer.abs e obrigado.Arnaldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s