"paralaxis" e o "outras palavras", por antônio martins

Conheci Antônio Martins em uma oficina sobre jornalismo colaborativo – A Escola Livre de Comunicação Compartilhada que aconteceu aqui em São Paulo. Jornalistas de ongs, do funcionalismo público, independentes, ligados a movimentos sociais e políticos… Gente boa de todos os lados…

Por motivos pessoais – filho que não tinha com quem ficar nos dias que aconteciam as oficinas – não pude concluir e participar mais daquele grupo e chegar ao final das oficinas. Fui poucas vezes, mas vezes valiosas que mudaram muito minha forma de pensar e de entender as notícias sobre o mundo. Adorava as palestras, discussões sérias, profundas, de profissionais bem fundamentados e muito muito muito muito bem informados!! Aquilo era gente bem informada!! E principalmente, gente que se ajudava demais. Diferentemente dos “jornalismos” que muito existem por aí…
Numa ida ao boteco da frente – a oficina aconteceu na sede do projeto da Revista Viração, que fica na Rua Augusta – atestei o quanto aquele grupo que estava se formando traria muita coisa boa mesmo para o jornalismo brasileiro. Reais pensadores, questionadores!!
Antônio Martins foi o responsável pela vinda do Le Monde Diplomatique para o Brasil. Ele é um dos grandes ativistas na área de comunicação e mídia no Brasil. Figura resistente e perseverante, que com sua tranquilidade e firmeza vai acolhendo quem passa e vibrando com notícias boas. Houve um desmembramento e hoje existe o Outras Palavras, que abriga a Biblioteca do Le Monde Diplô-Brasil, mas além disso e muito mais, anda sozinho, transformou-se em Ponto de Cultura e traz profissionais com propostas, trabalhos e notícias dos mais diversos cantos do mundo. É tanta informação que a gente fica tonto! Tonto de tanta coisa bem apurada e que muda a mente e a alma… E quem idealizou e hoje coordena esse projeto é o jornalista Antônio Martins. Vale muito muito mesmo frequentar diariamente este ambiente saboroso de notícias na net! No mínimo a sensação de alienação que temos diariamente ao ligar nossa tv ou ler a maioria dos jornais do país, desaparece… De resto, o Outras Palavras é lucro no juízo, com benefícios à inteligência fenomenais…

E hoje pude acordar com a honra do multimídia “Ocupação” do nosso Coletivo Paralaxis estar no Outras Palavras, disponível para apreciação de todos e para discussão. E me torno oficialmente uma colaboradora deste. Obrigada, Antônio! Visitem!!
Anúncios
Esse post foi publicado em antônio martins, coletivo paralaxis, escola livre de comunicação compartilhada, jornalismo colaborativo, le monde diplomatique, ocupação, outras palavras, revista viração. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s